Uma dúvida recorrente e muito pertinente no que se relaciona à instalação do ar-condicionado se relaciona com a possibilidade de localizá-lo atrás de cortinas.

Preocupadas com questões estéticas e de decoração, muitas pessoas acreditam que é possível proceder com a instalação do ar-condicionado atrás de cortinas, para assim valorizar tal artefato decorativo.

No entanto, tal iniciativa não é recomendada, uma vez que há uma série de perigos que envolvem este tipo de instalação equivocada, isto sem contar que o bom funcionamento do aparelho fica comprometida nesta situação. Descubra a seguir, alguns dos perigos de se instalar o ar-condicionado atrás de cortinas.

Vazão do ar é dificultada com ar-condicionado atrás de cortinas

Quando a cortina cobre o aparelho de ar-condicionado, o fluxo de ar é obstruído. Desta forma, ele não refrigera o ambiente conforme o esperado, força muito mais seu compressor, diminuindo assim sua vida útil e provocando gasto excessivo de energia.

Instalar o ar-condicionado atrás de cortinas pode danificá-las

Outro ponto importante e negativo quando se instala o ar-condicionado atrás de cortinas é que as cortinas invariavelmente serão danificadas. Como o aparelho possui determinados movimentos característicos, com o passar do tempo, o tecido da cortina que fica sob o aparelho de ar-condicionado vai se desgastando e danificando gradativamente.

O que posso fazer para solucionar esta questão?

O ideal é criar um projeto que envolva a decoração, os aspectos de claridade e uso de cortinas, de forma planejada com a inserção do ar-condicionado. Desta forma, a instalação será otimizada de uma forma pela qual a cortina não ficará encobrindo o ar-condicionado.

Desta maneira não haverá problemas com a cortina, tampouco com o sistema de refrigeração do local.

Se você tem dúvidas em como proceder com a instalação do ar-condicionado, ou deseja uma instalação inteligente, otimizada e que invista em toda a potencialidade do seu aparelho de ar-condicionado, fale agora mesmo com a Climagel e tenha a melhor assessoria e atendimento neste sentido.

Você conhece alguém que instalou o aparelho de ar-condicionado atrás de cortinas? Então compartilhe agora este post!