Sabemos que os aparelhos elétricos e eletrônicos podem possuir 2 voltagens, 110v e 220v. Sob o ponto de vista econômico, teriam estas voltagens diferenças consideráveis, ou seja, será que o aparelho de ar condicionado que opera em 110v gasta menos que o aparelho que funciona em 220v, ou ao contrário, o de 220v gera menos gastos?

Voltagem

Antes de tudo, é preciso esclarecermos o que significa o termo voltagem.  Quando falamos em voltagem, estamos nos referindo a tensão elétrica. Sendo assim, voltagem é um termo coloquial oriundo de volts.

Quanto ao 110v e 220v, é interessante também sabermos que o Brasil é o único local do mundo cujas duas voltagens são oficializadas. O que num primeiro momento parece ser algo benéfico, por outro lado, traz uma série de dúvidas, lendas e mitos, em relação a esta questão.

Um dos mitos é aquele de que um aparelho que seja 220v, gaste menos energia elétrica. Será mesmo mito, ou se trata de uma verdade?

A verdade sobre o 220v – voltagem mais econômica ou não?

Se levarmos em conta de que a conta de luz é calculada em watts e não em tensão (U), e tendo em vista que a voltagem de um aparelho não interfere no consumo de energia elétrica, concluiremos de que se trata, de fato, de um mito altamente propagado o fato do 220v por si só ser mais econômico.

A prova é matemática, e é expressa pela fórmula P = U x i (onde P significa Potência Elétrica, U significa Tensão em Volts e i significa Corrente em Ampere). Mas há casos onde o 220v pode ser mais econômico, como veremos a seguir.

Algumas exceções sobre o 220v

Como a voltagem em 110 necessita de fios de calibres mais elevados, a instalação e manutenção podem acarretar maiores custos do que a voltagem 220, onde é possível se trabalhar com uma fiação mais fina, por exemplo.

A economia, neste caso, está relacionada com os tipos de fios, e não necessariemnte com o consumo de energia.

Você prefere um ar condicionado operando em 110v ou 220v?