O bem-estar provocado pelo aparelho de ar-condicionado, sobretudo quando enfrentamos períodos de calor elevado é sensacional, não é mesmo? Sendo assim, adquirir um aparelho refrigerador de ar é o passo natural. No entanto, não basta apenas comprar o produto sem levar em conta os aspectos básicos e fundamentais da infraestrutura necessária para sua correta instalação.

Um destes aspectos diz respeito a tubulação que será utilizada no processo de instalação do ar-condicionado: cobre ou alumínio, qual escolher?

Vejamos quais características estes materiais possuem e qual a melhor opção de escolha, a seguir.

Alumínio

Um fator determinante e que coloca na maior parte das vezes o alumínio como o material preferido para a tubulação é o seu valor. Por ser um material de fácil acesso, além de mais leve, consequentemente o alumínio é mais barato do que o cobre, por exemplo.

Em contrapartida, é preciso ter em mente que, se por um lado ele é mais barato, por outro, ele também é menos durável e possui menor resistência, se comparado ao cobre.

Além disso, com o passar do tempo, a tubulação de alumínio necessita ser trocada, não permitindo reparos, por exemplo.

Cobre

Por ser melhor condutor térmico e otimizar o funcionamento do ar-condicionado exatamente por esta questão, podemos dizer que o cobre é o melhor material, se comparado com o alumínio. A desvantagem, no entanto, ao menos no primeiro momento, é o fato do preço ser mais elevado que o do alumínio.

Mais pesado e com menor facilidade de ser encontrado, o cobre oferece maior resistência do que o alumínio, e tem a preferência de quem prioriza a qualidade ao invés do preço.

Concluindo

Sabemos que o valor exerce extrema influência na escolha de qual tubulação aderir, no entanto, procure avaliar o custo e benefício de cada material e ver qual é mais adequado ao seu tipo de uso e bolso. Cobre ou alumínio, ambos produtos servem para o funcionamento e infraestrutura.

Dúvidas? Precisa instalar o ar-condicionado? Ou ainda de serviços de manutenção? Chame a Climagel e deixe tudo em nossas mãos.