Demasiado importante em qualquer sistema de refrigeração, o fluído refrigerante tem, em conjunto com outros fatores, a missão de transformar o ar quente em ar frio. Ou seja, ele refrigera o condicionador de ar.

Cada vez mais as empresas se preocupam em produzir fluídos refrigerantes que não ataquem o ecossistema e nem agridam a camada de ozônio, muito afetada pelos antigos produtos.

Como saber qual fluído refrigerante utilizar no ar condicionado? Falaremos disso a seguir, confira!

De acordo com o modelo e com a marca

O tipo de fluído refrigerante utilizado no ar condicionado varia de acordo com a marca, bem como o modelo do ar condicionado.

Em linhas gerais, boa parte dos sistemas de refrigeração utilizam como fluído refrigerante o HCFC R-22 e o HFC R410A.

Na grande maioria, os aparelhos de ar condicionado do modelo janela tem como fluído, o HCFC R-22. Se o seu modelo de condicionador de ar for janela, as chances de ele utilizar este fluído são quase 100%.

No entanto, quando falamos sobre os modelos portáteis, encontramos uma elevada variação de fluídos.

Por exemplo, enquanto os modelos Tango (Midea), Ambiente (Komeco) e o Portátil (Philco) utilizam o gás fluído HCFC R-22, outros modelos da categoria, caso do Elgin, Nova (Springer), e o Pinguino (Delongh) necessitam do R410A.

Manuais de usuários devem especificar o tipo de gás utilizado

Para identificar o tipo de fluído utilizado em seu ar condicionado há duas formas: uma é por meio do adesivo que deve constar no condicionador de ar e outra é através do manual e usuário.

Atenção: NUNCA troque você mesmo o fluído do ar condicionado. Contrate a Climagel para a execução deste serviço de manutenção. Nossa empresa possui profissionais treinados e certificados, com experiência na execução deste serviço.

O manejo indevido no sistema pode acarretar acidentes, como explosões, sendo letais.